Meditação da SemanaMeditações 2024

A Religião Cristã e sua espiritualidade são comunitárias

A Religião Cristã é comunitária. Não é composta por um indivíduo apenas ou, tão pouco, é individualista. Mateus 18.20 traz uma palavra de Jesus que diz: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Perceba que Jesus não fala: “onde um estiver”…. Ele diz: “dois ou três”. Desta afirmação depreende-se o ser comunitário do cristianismo.

A Espiritualidade Cristã também é comunitária e não individualizada. Jesus escolheu doze apóstolos. Muitas mulheres participavam do ministério de Jesus. Eles viviam sua espiritualidade conjuntamente, saciando sua sede e fome espiritual na Palavra de Deus e na celebração da Santa Ceia.

A Espiritualidade Cristã é ação de Deus, não ação humana. A primeira Comunidade Cristã compreendia que a espiritualidade não era uma atitude meramente humana. Entendiam-na como ação de Deus em suas vidas. Se espiritualidade for uma atitude humana, então, eu posso dizer que tenho mais espiritualidade que as outras pessoas. Com isso, caio no perigo de edificar uma escada para Deus, onde uns estarão mais próximos d’Ele do que outros. E isso não tem nada de cristão.

O Apóstolo Paulo em 1 Co 12.1-3 afirma claramente que a ação sempre é de Deus. Ele escreve: “Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá. Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não têm vida. Por isso precisam compreender que ninguém que diz ‘Que Jesus seja maldito!’ pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’, a não ser que seja guiado pelo Espírito.”

Oração: Querido e amado Deus, ajuda-nos a sempre entender e compreender o sentido de vivermos a nossa fé comunitariamente. Não nos deixa cair na tentação de vivermos isoladamente e de forma individualista. Que nosso testemunho religioso seja sempre voltado para a outra pessoa, procurando sempre abraçar, amparar, aconselhar e levantar a quem está em dificuldade ou necessidade. Amém.

Cleber Fontinele Lima
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Picada 48