A Ressurreição nos impulsiona para a Missão
Quando a gente lê as descrições que os evangelhos fazem do Domingo da Ressurreição, há alguns detalhes que nos chamam a atenção. Primeiro, as mulheres são as primeiras testemunhas do ocorrido. Na cultura da época, o testemunho das mulheres era desprezado diante de tribunais. Segundo, a reação destas testemunhas, incluindo os próprios discípulos, é de desalento e temor, mesmo diante do túmulo vazio. Não cabia em seus pensamentos entender exatamente o que estava se desenrolando nos propósitos de Deus com aquele acontecimento. Afinal, o que significava a paixão, morte e, agora, suposta ressurreição do mestre amado?
Nos dias que se seguem após este fato, não temos registro de muitas atividades ou conversas de Jesus com os discípulos. O que os evangelhos destacam, notavelmente, é que Jesus não lhes diz coisas do tipo: Os inimigos queriam fazer todo o mal, mas eu venci, estou aqui de volta. Ou ainda: Agora esperem só como será a vingança do Deus Todo Poderoso.
O fato é que Jesus reúne estes seus seguidores e os incumbe de uma tarefa que, certamente, diz respeito também a nós hoje. No evangelho de João, ele já havia pontuado que pelo amor demonstrado uns aos outros, os discípulos seriam conhecidos como seus seguidores (confira João 13.34-35). E, mais adiante, afirma: “Assim como o pai me enviou, eu também vos envio.” (João 20.21). Sob a força do amor de cunho sacrificial, e na força do Espírito Santo, seus seguidores são impulsionados a viver o padrão de vida que o Mestre lhes havia mostrado, indicando que, com a ressurreição, o novo mundo de Deus está em curso, rumo à eternidade! Deus tem como propósito curar, salvar, restaurar e transformar o mundo, instaurando os novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pedro 3.13) e nos mobiliza para estarmos juntos neste projeto!
Viver como Jesus viveu! Pregar a Palavra, conscientizando as pessoas de sua condição de pecado para serem resgatadas para o Reino do amor de Deus! Eis o chamado do povo de Deus, a partir da ressurreição: vida que vence a morte! Se estamos em Cristo, estamos vivenciando o ser nova criatura na nova criação de Deus!
Oração: Senhor Deus amado, a história do mundo foi impactada e atinge seu clímax com a morte e ressurreição de Jesus. Eis a notícia a ser proclamada e vivida. Saiamos pelo mundo proclamando o amor libertador do Cristo ressurreto, apontando para a qualidade da nova vida que temos em Jesus! Amém!
P. Me. Oscar Elias Jans
Pastor na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo Bom Pastor em Caxias do Sul