A senhora do sapato frouxo
“No mundo passai por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. João 16.33b
Certa vez, estava caminhando pelo centro da cidade com uma senhora da OASE que, através do seu sapato, me ensinou muito. Enquanto caminhávamos, ela passou a dizer que das duas uma… Ou seu pé havia encolhido ou seu sapato havia alargado. A cada momento seus passos passavam a ser mais difíceis devido a que o sapato não lhe “dava sossego” e parecia cada vez estar maior em seu pé. Como se isso não bastasse, o pé direito de seu calçado estava mais frouxo que o lado esquerdo.
Quando a situação realmente estava insustentável e quase lhe era mais vantajoso andar descalça do que com o tal sapato, ela resolveu tomar uma providência: buscamos lugar para que ela comprasse uma palmilha para seu sapato frouxo. Os primeiros passos deram muito certo, mas no quarto ou quinto passo, de novo seu sapato parecia continuar alargando e lhe caía do pé. Mais do que prontamente ela resolveu tirar a palmilha do pé esquerdo e colocar as duas no pé direito. Isso funcionou até seus passos seguintes, quando de novo o par direito lhe deu problema. Foi a vez da meia, ela tirou a meia para ver se o seu pé “escorregava” menos. Alguns passos depois, ela teve de tirar a meia que havia guardado na bolsa e colocou-a na ponta do pé (lado interno) do tal sapato frouxo… Assim, de ajuste em ajuste, de passo em passo, fora possível chegar ao destino final que era o retorno à Igreja!
Muitas vezes, em nossa caminhada de vida, muitos pequenos ajustes são necessários para que continuemos caminhando, mesmo que por alguns pequenos passos. Quando lemos em João 16.25-33 a despedida de Jesus e o quanto os discípulos ficaram atônitos, Jesus os anima a continuar a caminhada de vida e de fé mesmo sem Ele e ainda por cima, dispersos, cada qual com sua missão de fazer crescer o Reino de Deus.
Tal qual a nossa história do sapato, os discípulos tiveram que ajustar muitas vezes o “sapato” quando o medo, a perseguição, as dúvidas lhes desajustavam a fé e a perseverança, porém a resposta dada por Jesus é clara “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
O sapato de sua vida está caindo de seu pé? Está apertado demais…? Dê um ajustezinho nele, continue dando alguns passos, o objetivo pode estar logo à frente, alguns passos mais… um ajuste mais… Nenhuma aflição, medo ou dúvida são mais fortes do que Aquele que nos inspira a termos bom ânimo e perseverarmos: Jesus Cristo!
Essa senhora da OASE com seu sapato me ensinou que a vida é feita de ajustes e reajustes, mas nosso objetivo maior não deve ser perdido no horizonte!
Temos aflições, mas temos bom ânimo, pois Cristo venceu todas essas aflições!
Oração: Deus de amor e fortaleza,
Nas aflições e desafios, concedei-nos bom ânimo e perseverança.
Ajusta nossos passos à tua vontade,
para que, mesmo nas dificuldades,
não percamos de vista o teu propósito.
Por intermédio de Jesus Cristo,
que venceu o mundo,
dai-nos força para superar obstáculos
e continuar firmes na fé.
Que a tua graça nos inspire
a ajustar-nos às circunstâncias,
sem perder o rumo,
e a encontrar conforto na tua presença. Amém.
Diác. Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira
Assessor de Formação e Diaconia