Como será amanhã?
Chegamos ao final de mais um ano. Não contamos mais os dias que faltam para o início de 2023. Contamos as horas e minutos que faltam para a chegada do ano novo.
Vivemos um momento de passagem. A passagem do ano de 2022 para o ano de 2023. Mas o que este momento de passagem tem a ver com a nossa fé? A princípio, nada! É apenas uma data do calendário civil que encerra um ano e marca o início de um outro. Olhando somente para o calendário, não há motivos para festas. Mas diante do ano novo, é gerada toda uma expectativa. Cria-se um clima de mudança, de busca pelo novo. A busca pelo novo desperta esperança, mexe com a fé.
Na passagem do ano, o discurso religioso ganha força. As pessoas querem saber o que acontecerá. Seguem místicos, cartomantes, numerologistas. Os meios de comunicação dão visibilidade para aqueles que dizem prever o que acontecerá. A busca em conhecer o futuro se apresenta como um elemento central na passagem de um ano para o outro.
É como alguém batendo na porta de nossa casa de madrugada! Ficamos a perguntar: quem será? Uma lista de nomes passa pela nossa mente, apresentando os possíveis candidatos. Mas só há um jeito de saber quem está do outro lado da porta. É preciso abrir a porta.
De certa forma, também é assim com o ano novo. É preciso abrir a porta, ou seja, apenas na vivência dos fatos saberemos o que acontecerá. Portanto, qual deve ser a nossa preocupação diante do novo ano? Corremos atrás das previsões de futuro ou arregaçamos as mangas e nos preparamos para fazer o que está ao nosso alcance? Mais do que nos perguntarmos pelo futuro, devemos nos perguntar por aquilo que podemos fazer para mudar as coisas construindo um futuro melhor. Como podemos ser sal da terra e luz do mundo?
Permanecer alertas e preparados – esta é a nossa resposta diante do futuro que não conhecemos. Não sabemos como será o ano novo e o que acontecerá conosco. Diante das incertezas, permanecemos na fé e seguimos na esperança, pois a misericórdia de Deus se renova para com a gente a cada novo dia.
Diante do futuro, lembramos das palavras do salmista: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmo 37.5.
Oração: Deus da graça e da paz, somos gratos pela tua misericórdia que se renova a cada manhã. Sustenta a nossa vida com fé e esperança diante das incertezas e inseguranças. Fortalece-nos para seguirmos em direção a um tempo novo que anuncia e prepara a vinda do Teu Reino. Amém.