Martim LuteroMeditação da SemanaMeditações 2024Sinodo

Crianças, Mestres e o Legado da Reforma

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. (Provérbios 22.6)

O mês de outubro nos convida à reflexão sobre três importantes datas comemorativas: Dia das Crianças (12), Dia do Professor e da Professora (15), e Dia da Reforma (31). Ao serem lembradas, logo podemos pensar naquilo que é próprio de cada uma dessas datas, especialmente quanto ao público a que se destinam. Dessa forma, é possível estabelecermos uma relação, uma afinidade entre elas quando pensamos sobre desenvolvimento, educação e mudança.

O Dia das Crianças celebra a infância, um período crucial de formação, aprendizado e descoberta. A infância é a fase em que valores, caráter e habilidades começam a ser construídos. É um tempo no qual tudo é muito intenso, pois cada aprendizado e vivência influenciará profundamente no adulto que a criança se tornará. Neste contexto, nossa formação ocorre em, pelo menos, duas importantes frentes: junto à família e no ambiente escolar. Ambos alcançam o desenvolvimento integral do ser humano. Na educação formal, o professor e a professora são os principais responsáveis por transmitir conhecimentos que moldam o futuro de cada indivíduo. Nesse processo, o educador e a educadora age como um facilitador que ajuda a criança a compreender o mundo a sua volta, dando suporte a um pensamento crítico e ao seu projeto de vida ante aos desafios de seu tempo.

Dentro deste contexto, também o Dia da Reforma, ao rememorar o movimento religioso do século XVI, sinaliza profundas transformações ocorridas na sociedade daquela época. A Reforma desencadeou mudanças nas esferas religiosa, política e social, deixando grandes legados que continuam repercutindo em nossos dias. Sua influência no campo da educação é notável ao se compreender que pessoas bem instruídas podem fazer toda a diferença numa sociedade. Para Martim Lutero, a educação desempenha um papel fundamental para a formação de cidadãos críticos, comprometidos e que saibam se colocar como agentes de transformação no mundo em que vivem.

Nesse sentido, ao lembrarmos desses momentos comemorativos que se aproximam, percebemos a educação como o fio condutor que une as três datas. Somos motivados e motivadas a celebrar e, ao mesmo tempo, valorizar esta importante área, afinal, ela dá ao ser humano possibilidades para trilhar um bom caminho para a construção de uma sociedade melhor.

Oração: Querido Mestre! A ti agradecemos pelas oportunidades de aprendizado que nos ofereces em todas as fases de nossa vida. Sabemos que a educação transforma pessoas e sociedades, abrindo caminhos que condizem com a tua vontade no mundo em que vivemos. Por isso, pedimos: ensina-nos os teus caminhos para que possamos sempre te seguir e te servir através dos nossos dons e habilidades. Assim oramos, em nome de Cristo. Amém.

Cat. Édson Márcio Rodrigues Reginaldo
Pastoral Escolar – Instituto Ivoti