InformativoMeditação da SemanaMeditações 2026

De olhos fechados, de mãos dadas com Deus

“Mesmo que eu ande por um vale de densas trevas, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me confortam.” Salmo 23.4
“Ora, a fé é a confiança daquilo que esperamos e a certeza das coisas que não vemos.” Hebreus 11.1

Como está a sua esperança hoje? Particularmente, o início do ano de 2025 foi muito complicado e difícil. Foi um tempo de decisões confusas, de mudanças e de adaptações que geraram grandes dificuldades e sacrifícios. Muitas vezes me perguntei: por que, Senhor? Por que tudo isso está acontecendo comigo e com a minha família?

A resposta de Deus não foi simples e audível como gostaríamos. Por vezes o Senhor permaneceu em silêncio, por vezes permitiu que passássemos pelo vale das sombras. Mas a certeza era uma só, o Senhor nunca nos abandonou e dessa vez não seria diferente. Confiamos que o nosso socorro viria dEle.

Todavia, o Senhor nos pediu algo muito difícil, andar em direção ao futuro com os olhos vendados, apenas confiando que sua poderosa mão seria nossa guia. Seria a caminhada com Ele que fortaleceria a nossa fé. E durante essa jornada, foram muitos altos e baixos, incertezas e dúvidas, vitórias e alegrias e no fim a certeza de que a vara e o cajado do Senhor estiveram sempre conosco.

No final do ano, a palavra que nos definia era “esperança”. A esperança de confiar naquilo que não víamos, mas que tínhamos a plena convicção de que o Senhor estava preparando para nós. E Deus foi muito fiel, nos devolveu a vida ministerial, nos deu outra chance de viver da pregação do Evangelho. Além disso, colocou nossos pés sobre a Rocha, o que nos devolveu a alegria da sua salvação.

Por isso, pergunto novamente: como está a sua esperança hoje? Fraca? Desistente? Cética? Sem esperança? Não posso responder por você. Contudo, eu posso testemunhar que confiar no Senhor continua sendo a melhor atitude que você pode ter hoje. Mesmo sem enxergar o futuro, você pode ter a certeza de que aquelas pessoas que esperam no Senhor renovam as suas forças, voam alto como as águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Isaías 40.31).

Quero terminar essa meditação com um desafio: não espere ver tudo antes de acontecer, apenas caminhe com os olhos fixos na cruz de Jesus. Isso irá lhe ajudar a lembrar do sacrifício do Messias e do quanto o Senhor ama e cuida de você.

Oração:

Senhor Jesus, aumentai a minha fé. Me ajuda a confiar plenamente e descansar nos seus braços, sabendo que Tu és o Todo Poderoso e que nada foge do teu controle. Amém.

Missionário Tiago Francisconi
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Canela
Comunidade de São Francisco de Paula