Deus atende nossa oração a seu tempo
A vida nos coloca, muitas vezes, em situações de espera. Espera por dias melhores. Espera por um ano melhor. Espera por novas oportunidades e possibilidades. Espera por uma grande alegria. Esse esperar nem sempre é fácil. Pode estar ligado a angústias, à impaciência e, não por último, à esperança. Na Bíblia encontramos uma palavra que diz: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, fortifique-se o teu coração, espera, pois, pelo Senhor” (Salmo 27.14).
Quando o salmista fala em esperar, compreende-se não um esperar vazio, mas o esperar por alguém que tem nossa vida em suas mãos: Deus. É um esperar cheio de confiança na bondade, misericórdia e fidelidade de Deus.
Dificilmente vamos encontrar na Bíblia a ideia de que Deus fará tudo o que pedirmos em oração. Deus não nos oferece um serviço de auto atendimento. Caso Deus não atender o nosso pedido sincero, a gente vai perguntar o porquê. Ele não vai responder e nem explicar porque as coisas acontecem dessa ou daquela forma em nossa vida. Se Deus atendesse a todo pedido nosso, Ele se tornaria nosso servo e deixaria de ser Senhor que sabe e vê além do que vemos e sabemos. A demora de Deus não é um não ao nosso pedido, pois o seu tempo é outro e perfeito. Por isso a nossa espera é pacienciosa.
Certamente já ouvimos alguém dizer que perdeu a fé em Deus. Ela não perdeu a fé, mas não suportou esperar. Pois a oração sincera nunca é em vão. Deus não se esquece. A oração pode ser comparada a uma semente lançada na terra que brota e cresce no seu tempo. Se o pedido for fora da curva, Deus dirá: não. Se o tempo não for correto, Deus dirá: devagar. A prática da oração se torna essencial e boa para a vida. Por isso, quero animar você a considerar esta palavra como sua no final do ano e, principalmente no novo ano que está iniciando: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, fortifique-se o teu coração, espera, pois, pelo Senhor”. Amém.
Oração: “Senhor, dá-me a tua mão e conduze a minha vida. Guia os meus passos para que eu caminhe seguro. Sob as asas de tua misericórdia sinto-me protegido. No colo de tua bondade encontro descanso verdadeiro. Em dias de medo e angústia, abriga-me em teu poder. Em momentos de ansiedade, faze cair sobre mim a tua paz. Ao sentir-me fragilizado, ajuda-me a ter esperança. Cuida de mim e dos meus amados. Cuida do meu destino. Quando a culpa me acusar, acolhe-me em tua graça. Absolve-me do pecado e faze-me renascer do teu perdão. Se eu cair, permita que eu caia em tuas mãos. Se eu permanecer caído, dá-me a tua companhia. Seja como for, cobre-me com o manto do teu amor. Graças por teu cuidado, graças pela salvação. Agora dá-me a bênção que tanto anseio. Amém”. (Rodolfo Gaede Neto)
P. emérito Valmor Haag