É possível celebrar o Natal sem fé?
Natal é uma festa que move as pessoas. Parece que todas as pessoas entram no ritmo festivo e celebram o Natal.
Você celebra o Natal? Claro! Já comprei os presentes. Já escrevi cartinha para o Papai Noel. Já enfeitei o pinheirinho. Dificilmente alguém dirá que não celebra o Natal.
Mas, você celebra o Natal com fé? Isso mesmo! Você celebra o Natal com fé?
Quem sabe, algumas pessoas dirão: Precisa de fé para celebrar o Natal? Não bastam as luzes e os enfeites? Não bastam os presentes e a família reunida? Precisa de fé para celebrar o Natal?
A festa do Natal envolve as pessoas, nem todas participam movidas pela fé. Essa é uma das belezas e um dos mistérios do Natal. O amor de Deus envolve toda gente, até aquelas pessoas que não creem.
A fé faz a gente perceber que no Natal acontece verdadeira união de Deus com a gente. A fé faz a gente ver, o que nós não queremos ver. A fé faz a gente ver o que Deus quer nos mostrar.
Quem quer ver uma família pobre? Quem quer ver uma criança nascendo numa estrebaria? Quem quer ver uma mãe grávida sem ter um lugar onde ficar? Não queremos ver estas situações de dor, de sofrimento. Mas é justamente sobre esta situação que Deus lança a sua luz e ali revela o seu amor. Deus não convive com a indiferença.
A fé faz a gente se encontrar com Deus que desce da glória, abrindo mão de toda força e poder, para nascer entre nós, para viver no meio de nós, na nossa fragilidade e pobreza, acolhendo a humanidade nas suas dores.
A fé faz a gente perceber que o amor de Deus nos tira da escuridão e nos lança na esperança. Como diz o evangelho de Lucas 1.79: Deus fará brilhar sobre nós a sua luz e, do céu, iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.
Celebrar o Natal com fé faz toda diferença, promove verdadeira união, fazendo a gente viver o amor com a criança que nasce na pobreza da estrebaria. Promove uma união com os pequenos e fracos e nesta união Deus se faz presente, criando uma comunidade amorosa e generosa que promove paz, vida e esperança.
Oração:
Deus da graça e da paz! Agradecemos a sua generosidade que mantém a nossa vida. Na nossa fraqueza, somos sustentados e sustentadas pela sua presença. Quando enfrentamos momentos de escuridão, a sua luz brilha e guia os nossos passos no caminho paz. Que possamos celebrar o Natal com fé, alegres com sua presença entre nós e compartilhando a sua generosidade. Amém.
P. Me. Eduardo Paulo Stauder
Pastor Sinodal, Sínodo Nordeste Gaúcho