E que nunca nos falte a esperança de dias melhores!
Ainda estamos abalados e abaladas com os acontecimentos das enchentes que devastaram o nosso Estado. Pessoas mortas e outras tantas desaparecidas. Casas destruídas e famílias desalojadas. O pior evento climático do Estado de todos os tempos. Tempo de resignar e perder a esperança? Não, tempo de crer em Deus que nos afirmou: “Eis que estarei convosco por todos os vossos dias” (Mateus 28.20).
É tempo de ter esperança! Tempo de olhar para cima e dizer: “Meu pai, eu não te entendo, mas mesmo assim confio em ti.” De acordo com o dicionário, esperança significa “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé”
É um tempo de muitas perguntas e poucas respostas, mas tempo de certeza de que Deus está caminhando conosco nesse momento difícil. Assim como no Antigo Testamento e no Novo Testamento, Deus caminha com o seu povo. A vida é feita de momentos bons e felizes e de momentos difíceis e tristes.
Jesus afirmou que passaríamos por situações difíceis, mas pediu para que mantivéssemos o bom ânimo. Eis o momento oportuno de colocar em prática essa palavra. Se por um lado vemos tristezas e dificuldades, por outro lado, vemos sinais de esperança e de vida, através de milhares de pessoas voluntárias que têm colocado as suas vidas à disposição em ajuda e amor ao próximo; toneladas de alimentos e roupas sendo doadas; caminhões de doações que vêm de vários Estados brasileiros. É um movimento bonito de se ver.
É tempo de reconstrução, de renovação de esperança, de deixar a luz de Cristo brilhar. Que possamos cantar, como diz o início da música Brilha Jesus, de autoria do grupo Vencedores por Cristo:
Vejo a luz do Senhor que brilha. Bem no meio das trevas brilha. Jesus Cristo é a luz deste mundo. Nos acorda do sono profundo. Brilha em mim, brilha em mim.
Creiamos firmemente que dias e situações melhores estão por vir! Assim como na natureza os dias e o clima vão se alternando, assim também acontece conosco.
Cristo nos acompanha diariamente, Ele não nos deixa sozinhos e sozinhas. Se o sol não aparecer hoje, aparecerá amanhã ou depois da manhã. Tenhamos calma e paz e esperemos pelo momento certo!
Oração: Agradecemos, Senhor Deus, pela Tua fidelidade e misericórdia! Agradecemos pelo Teu cuidado e livramento, por podermos confiar e crer em Ti em todos os nossos dias, sejam eles bons ou ruins. Te pedimos que ampares e abraces a todas as pessoas necessitadas. Renova em nós a esperança de que Tu estás conosco e nos amas, hoje e por todo o sempre. Amém!
P. Vanderlei Closs
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Trindade em Ivoti