Estação Jovem inicia formação de 55 jovens lideranças
Com o foco na formação de novas lideranças, os Sínodos Rio dos Sinos e Nordeste Gaúcho, com apoio da Faculdades EST, deram início no domingo, dia 26, à sétima edição da Escola de Líderes Jovens – Estação Jovem. Participam desta edição 55 jovens dos dois sínodos, além do Sínodo Centro Campanha Sul. As atividades ocorrem até o dia 2 de fevereiro no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo.
O primeiro dia foi marcado por atividades de integração e o culto de abertura, ministrado pela pastora Cleide Olsson Schneider e pelo pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Eduardo Paulo Stauder, na capela do prédio S. Com base no texto bíblico de 1 Coríntios 12.12-31a, os jovens refletiram sobre sua importância dentro do âmbito da igreja. “No corpo humano, cada parte tem importância fundamental para o funcionamento do corpo um todo. Assim somos nós. Somos todos diferentes, mas fazemos parte de um só corpo, que é a Igreja de Cristo. E cada um e cada uma vez vocês, independente de suas diferenças e funções, é fundamental para manter este corpo funcionando”, pontuou a pastora Cleide Olsson Schneider.
Já o pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Eduardo Paulo Stauder, ressaltou a importância dos jovens estarem participando do Estação Jovem. “Momento de agregar conhecimento, para que vocês possam ser líderes preparados para os desafios do dia a dia, tanto em suas comunidades e paróquias, quanto na sociedade como um todo. Aproveitem cada momento que o Estação Jovem propicia. Certamente vocês sairão ainda melhores desta semana intensa de conhecimento e integração”, frisou.
Após a celebração, os participantes se reuniram no Auditório Dr. Ernesto Schlieper para as orientações gerais e informações de como será a programação ao longo da semana. As atividades se concentram no prédio S da Faculdades EST.
O Estação Jovem
O Estação Jovem é direcionado a jovens entre 14 e 29 anos, que receberão capacitação para o exercício da liderança jovem nos grupos de Juventude Evangélica e outras atividades comunitárias. As atividades serão ministradas pela equipe Coordenadora do Estação Jovem, formada por integrantes do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (Cosije). A orientação teológica está a cargo de três ministros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB): pastora Cleide Olsson Schneider, pastora mestra Francinne Kerkhoff e diácono e doutor Dionata Rodrigues de Oliveira.
Durante toda a semana, os jovens participarão de aulas e oficinas de criação de cultos, liturgias e meditações, confessionalidade luterana, história da Igreja e da Bíblia, música, entre outras. Durante as noites, ocorrem as celebrações criativas, dentre elas, o Culto de Tomé, Ágape e a Celebração do Caminho, que é uma liturgia desenvolvida no Estação Jovem. A programação das atividades inicia às 7h30, com café da manhã, e segue até às 22h, aproximadamente.
Para a quinta-feira, dia 30 de janeiro, está prevista a saída de campo, que este ano será para o Lar Padilha, uma das unidades de acolhimento da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi) em Taquara. “A partir desta visita, os jovens poderão conhecer e compreender um pouco do braço diaconal da IECLB, incentivando-os, inclusive, a contribuírem com as instituições diaconais que tem vínculo confessional com a IECLB”, ressaltou a pastora Cleide.
O Estação Jovem é divido em dois módulos. Após a participação nos dois módulos, os jovens estão aptos para a formatura, que ocorrerá na manhã do dia 2 de fevereiro, durante o culto de encerramento. A celebração é aberta para familiares, ministros e convidados. Este ano, 27 jovens serão diplomados.
A pastora Cleide salientou que os resultados do Estação Jovem têm sido interessantes e importantes. “Temos recebidos inúmeros relatos do quanto agregou para a comunidade a participação do Estação Jovem. Os próprios jovens também relatam a motivação de participar da iniciativa. E, de fato, temos percebido os jovens se inserindo mais ativamente em suas comunidades, paróquias e, inclusive, nos sínodos”, sublinhou.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos