Meditação da SemanaMeditações 2024Sinodo

Estações da Vida

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1

Estamos no mês de agosto, no auge do inverno. O mês de agosto é um tanto carregado de certos preconceitos. Quem já não ouviu a conhecida frase “agosto, mês do desgosto”, ou então quem associa agosto com sendo o “mês do cachorro louco”. Conheço pessoas que se apegam de tal forma nessa crendice popular a ponto de evitarem realizar qualquer evento importante neste mês, como, por exemplo, um casamento ou a mudança para a casa nova.

Lembro-me da frase de um texto da escritora e educadora infantil Miryan Lucy de Rezende onde ela afirma: “Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera”. De fato, o mês de agosto, bem como a estação do inverno, tem muito a nos ensinar.

Assim como a natureza tem o seu ciclo de vida, passando por diferentes estações – verão, outono, inverno, primavera –, assim também é na nossa vida. Também nós passamos por diferentes estações.

Certamente essas estações na nossa vida não têm períodos tão definidos como na natureza. Podemos, pela manhã, experimentar o outono, ao anoitecer, o inverno. Num dia a primavera, no outro o verão. Mas, cada estação tem as suas características, suas marcas específicas, ainda sempre que renovadas e vividas de formas diferentes.

O inverno também nos lembra de momentos marcantes da nossa vida: Época de desprender das folhas, perdas que nos são dolorosas, perdas que nos libertam. Época em que amadurecem os frutos que se perdem ao chão, mas também frutos que são colhidos e saboreados. É dentro do mês de agosto, berço do inverno, que as sementes dormem e aguardam o seu tempo de brotar. Agosto é o guardador da boa nova.

O frio do inverno, que caracteriza o mês de agosto, também nos fala de aceitação e sugere acolhimento. É tempo de solidariedade, de aquecer a quem sente frio, de distribuir afetos e abraços, pois estes também aquecem a alma.

Oração: Querido Deus. Em nossa vida, passamos por diferentes momentos. Tempos de tristeza, onde o frio da saudade e da solidão nos invadem, tempo onde a beleza da vida parece fugir aos nossos olhos. No entanto, há momentos em nossa vida em que a esperança ressurge como na primavera renascem as plantas e as flores. Concede-nos serenidade para vivermos com resiliência, fé e esperança os momentos distintos da vida. Amém

Claudinei Evandro Stack
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Taquara