GeralMeditação da SemanaMeditações 2024

Fé com prosa

“Aí o Senhor respondeu: _ Marta, Marta você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.” Lucas 10.41-42.

Vivemos em uma época de muitos amigos, Facebook, Instagram e redes sociais de forma geral. Mas também esta mesma época é cercada de muita solidão, pessoas em depressão, distantes da família e amigos.

Estas duas constatações são bastante contraditórias, parece que não podemos estar falando da mesma época. Foi a época de se reunir com as pessoas para um chimarrão ou café, conversar ao redor da fogueira, na sombra da figueira, ao redor do fogão, enquanto o alimento era preparado. Hoje tudo deve estar pronto para quando os convidados chegarem. Tudo é cronometrado, até o tempo de duração de uma visita.

Na época de Jesus, isso também acontecia. Em uma visita às amigas Marta e Maria, ocorreu este fato. Marta estava ocupada com as tarefas da casa, mas Maria desfrutou da companhia do visitante e amigo, e sentou-se para uma prosa.

Falta-nos isso com naturalidade, sem grandes preparativos, tirar o tempo e jogar conversa fora. Rir, chorar, falar do que dói e do que nos faz sorrir. Até as crianças são prejudicadas, pois o convívio com elas é restrito, cheio de regras.

Como seria bom voltar no tempo, fazer de cada encontro uma festa, receber com abraços afetuosos, sem grandes preocupações e escutar. Os versículos do texto nos desafiam a isso. A fé quer nos impulsionar para essa prática, de cuidado com nossos relacionamentos. Com certeza, o número de consultas a psiquiatras e psicólogos seria reduzido, e nosso coração estaria mais aquecido.

Na própria comunidade de Fé, existem lugares terapêuticos. Um grupo de OASE, canto ou coral, trabalho com crianças, jovens, casais, idosos, homens e mulheres. Todas as idades devem se sentir parte da comunidade, cada um com seus dons, gostos e particularidades. Vamos tirar o tempo para a melhor parte: criar laços e vínculos, pois isso nunca irá nos separar do amor de Cristo.

Oração: Amado Deus e Pai, somos gratos por todo convívio que temos entre familiares e amizades. Ajuda-nos a mantermos a chama do teu amor em nosso convívio diário, aquecendo os laços de afeto, convívio e cumplicidade. Que através de nossas orações, possamos aquecer pessoas tristes, solitárias e distantes de nós, permitindo que sintam-se parte de um todo maior, chamado família e comunidade. Amém.

Diác. Sônia Gessi Kohlrausch Henkel
Lar OASE – Taquara