Meditação da Semana: A missão
“Portanto, estamos falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós.” (2 Co 5.20)
Quase todos os países costumam ter representantes oficiais em outros países. A missão de um embaixador ou de uma embaixadora é representar e defender os interesses nacionais de seu país, do seu governo. É uma grande honra, mas também de grande responsabilidade ser chamado para ser embaixador ou chamada para ser embaixadora. Nesta função é preciso ter um bom conhecimento de seu país e do seu governo. A pessoa precisa falar com entusiasmo, alegria e autoridade.
O apóstolo Paulo escreve: Somos embaixadores de Cristo! Somos embaixadoras de Cristo! Para saber falar e agir em nome de Cristo é necessário ler, estudar e aprofundar-se cada vez mais na Palavra de Deus. É preciso entusiasmo, dinamismo e força para desempenhar a nossa tarefa. Para isso Cristo nos torna pessoas novas, com novas forças conforme Paulo escreve à comunidade. “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que é velho, e já chegou o que é novo.” (2 Co 5.17)
Através do batismo, Deus nos torna novas pessoas e nos dá a força e o poder do Espírito Santo. Através da Santa Ceia e da Palavra de Deus, Ele renova nossas forças e alimenta a nossa fé, fazendo-nos viver como pessoas novas para sermos embaixadores de Cristo com palavras e com o nosso próprio exemplo. Essas novas forças nos são dadas somente à medida que estivermos ligados e unidos a Cristo, como diz em João 15.4,5. “Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.”
Pela fé em Jesus nossos nomes já estão escritos no céu, conforme Lucas 10.20. Vivamos, pois esta alegria e contagiemos aquelas pessoas que Deus coloca no nosso caminho. Oremos diariamente e peçamos para que Deus nos ajude a cumprir bem a missão de sermos embaixadores e embaixadoras de Cristo. Amém!
Oração: Amado Deus! Te somos gratos e gratas porque temos o privilégio e a honra de falarmos em teu nome. Te somos gratos e gratas porque cada um, e cada uma de nós, recebeu diferentes dons e capacidades para anunciar os propósitos do Reino de Deus. Pedimos perdão se às vezes não correspondemos com a tua vontade. Pedimos perdão se às vezes nos omitimos e calamos diante de tanto sofrimento neste mundo. Reconhecemos que muitas vezes nos acomodamos. Outras vezes ficamos indiferentes diante de uma realidade que não diz respeito à tua vontade. Por isso pedimos ânimo e força para anunciar e viver os ensinamentos de Jesus. Que por meio de nosso exemplo contagiemos outras pessoas na prática da tua vontade. Amém!
P. Ervin Barg
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em São Sebastião do Caí