InformativoMeditação da SemanaMeditações 2025

Meditação da semana Jejum – Diaconal do Sínodo Nordeste Gaúcho

Nesta quaresma, como Sínodo, abraçamos mais uma vez a Campanha do Jejum Diaconal. Esta ação, podemos dizer com alegria que está sendo uma campanha que faz parte do calendário das paróquias de nosso Sínodo. Já abraçamos hospitais no meio da pandemia, povos indígenas em situação de dificuldade; por dois anos consecutivos abraçamos a causa ambiental, jejuando da produção de lixo para então olhar para estes como resíduos que podem promover renda e vida digna, além de demonstrar o cuidado com a criação. Em 2025, nossa campanha será em prol de uma Instituição que, desde 1978, vem promovendo cuidado e garantindo direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o Lar Padilha. A campanha consiste em doar caixas de leite para o Lar.

Desta forma nos lembramos das palavras de Isaías 58. 7-8:

“O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados.”

Jejuar tem múltiplos benefícios. Pode ser autocuidado, quando paramos de consumir algo que é prejudicial ao nosso corpo. Pode significar economia, quando se deixa de gastar em algo que seria mais caro ou não necessário. Além disso, jejuar também pode abarcar ainda mais, revertendo o consumo em prol de alguém ou de alguma organização para que este recurso se transforme em vida digna e promoção de direitos.

Como vimos no texto de Isaías, o jejum que agrada a Deus é aquele que demonstra amor, cuidado, proteção, misericórdia e ações concretas que promovem vida e vida em abundância.

Você está preparado ou preparada para jejuar, refletir sobre as ações de Cristo e como elas podem transformar sua vida a cada novo dia para que, acima de tudo, você coloque estas ações em prática através do Jejum Diaconal de Quaresma 2025 do Sínodo Nordeste Gaúcho?

Abrace esta campanha! Viva e pratique diaconia, o amor que se torna concreto na ação.

Oração: Deus de amor diaconal. A ti nos dirigimos pedindo que a cada dia desta quaresma, possamos não apenas ouvir das tuas palavras, mas sim perceber que elas podem entrar por nossos ouvidos, atingir nossa compreensão, para então tocar nossos corações e que dali brotem ações de amor e diaconia através das nossas mãos. Abençoa, assim, Deus da vida, a campanha Jejum Diaconal de Quaresma do Sínodo Nordeste Gaúcho e a cada pessoa doadora. Em nome de Jesus Cristo, nosso exemplo de amor diaconal. Amém.

Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira
Assessor Teológico de Formação e Diaconia do Sínodo Nordeste Gaúcho