O Alfa e o Ômega em Nossas Vidas
Amados irmãos e amadas irmãs em Cristo, estamos no final de mais um Ano Litúrgico na Igreja Cristã. Esse domingo é conhecido como Domingo Cristo Rei. Nele, a Igreja proclama Jesus Cristo como Rei e Senhor. Em Apocalipse 22.13, Jesus diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último.” O que Jesus quis dizer com isso?
O Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e significa o início de tudo. Nos lembra que Deus é o princípio de todas as coisas. Ele existia antes do universo, antes do tempo e da matéria. Ele é a fonte de toda a vida e criação. Assim, em nossas vidas, somos chamados e chamadas a reconhecer que Deus é o ponto de partida. Ele nos concebeu, nos moldou e nos deu propósito.
O Ômega é a última letra do alfabeto grego e significa o fim de Tudo. Através dessas palavras, Jesus nos lembra que Deus também é o fim de tudo. Ele é o destino final de toda a criação. Ele é aquele que trará todas as coisas à perfeição. Nessas palavras podemos encontrar motivo de esperança diante de tantas dificuldades que enfrentamos neste mundo. Tantas situações nos levam muitas vezes a desanimar e querer desistir. Mas com Cristo lembramos que, em Deus, teremos vitória sobre todos os males. Por isso, continuemos firmes!
A Presença constante de Deus, do princípio ao fim, é consoladora. Seja nos altos ou nos baixos, nas alegrias ou tristezas, jamais estaremos sozinhos e sozinhas. E isso nos traz conforto e segurança. Sabemos que, não importa o que aconteça, Deus está ao nosso lado.
Por isso, quando enfrentamos desafios, devemos lembrar que Deus está no controle. Ele tem um plano para nossas vidas e para esse mundo e Ele está trabalhando em nosso favor. Ele é a esperança de um futuro onde a injustiça, o sofrimento e a morte serão finalmente derrotados. A promessa de Jesus de ser o fim nos dá a certeza de que a história não termina em tragédia, mas em triunfo.
A esperança em Jesus nos motiva a viver uma vida com propósito. Ao reconhecermos Jesus como o princípio e o fim, recebemos o chamado a participar de sua obra de redenção no mundo. Essa esperança nos impulsiona a amar às pessoas, a servi-las e a fazer a diferença no mundo.
Domingo Cristo Rei nos lembra da grandeza de Jesus. E essa grandeza não está somente em seu poder, mas também em seu amor pela humanidade. Que possamos sempre confessar: Jesus Cristo é Rei e Senhor!
Oração: Bondoso Deus, agradecemos por Tua soberania e por Teu amor infinito. Ajuda-nos a confiar em Ti em todos os momentos de nossas vidas. Que possamos experimentar a Tua presença constante e encontrar em Ti o propósito para nossa vida. Em nome de Jesus, Amém.
Pa. Haidi Leschewitz Madeira
Paróquia Esperança de Salvador do Sul