O olhar que vem do alto
“Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.” (Isaías 55.9)
Chuva. Muita chuva. Vento forte, granizo e neblina. Essas são as características do tempo nos últimos meses.
Tem dias em que fica bastante difícil andar nas estradas, e o cuidado precisa ser redobrado, pois com a densa neblina, não se enxerga um palmo à frente, e a chuva também exige maior cuidado e atenção.
Em certos trechos do caminho se vê, do alto, o vale tomado pela neblina. A visão é linda. Do alto, tem-se uma bela vista do topo das montanhas e do vale inundado pelas nuvens. Em questão de minutos, à medida em que vai-se descendo pela estrada, a visão torna-se nebulosa. Entramos naquelas nuvens que se viam lá do alto. O alcance da visão, antes amplo com uma bela imagem, torna-se curtíssimo e preocupante. Torna-se quase impossível ver se a próxima curva está à direita ou à esquerda. E o penhasco, de que lado fica? A visão, antes deslumbrante, torna-se agora preocupante.
Quem tem a visão do alto pode dizer aos motoristas que se encontram perdidos em meio à neblina, que logo estarão sob a luz do sol. Para tanto, apenas precisam prosseguir pelo caminho.
As palavras de Isaías 55.8-11 fazem-me lembrar de momentos da vida em que não vemos saída para os problemas que enfrentamos. São uma ajuda valiosa nas horas em que não conseguimos sentir-nos seguros na situação em que nos encontramos.
Lembro seguidamente destas palavras do profeta Isaías quando viajo nas estradas aqui pelo interior: vejo a neblina do alto e, em instantes, sou sufocada por ela.
A visão de Deus sobre nós é muito diferente: “(…) porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.”
O P. Wilfrid Buchweitz (em memória) nos lembra: Onde os caminhos humanos parecem desembocar num beco sem saída, Deus ainda consegue achar um caminho para eles. Deus olha do alto, e do alto as coisas são diferentes do que vistas ao nível do chão.
Deus conhece nossas limitações e necessidades. Para nossa segurança e salvação, nos convida a andarmos com ele seguindo os passos de Jesus.
Oração: Ó Deus, obrigado pela tua Palavra para a nossa vida! Ela é como um farol que nos revela o caminho a seguir quando os dias estão nublados. Faze-nos confiar na promessa de que ela não volta vazia. Dá-nos um olhar atento para tudo que nos cerca e guarda-nos sob tua proteção e cuidado. Guarda-nos sempre firmes na fé. Por Jesus Cristo. Amém.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Linha Nova