GeralMeditação da SemanaMeditações 2024

Obediência salva vidas

Em um diálogo entre o rei Saul e o profeta Samuel sobre o que agrada a Deus, Samuel diz: — O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. (1 Samuel 15:22) Deus quer nossa obediência. Por quê?

Ainda estou impactado com a notícia de um acidente entre dois aviões na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio, que aconteceu na semana passada. O choque, na pista, entre um avião menor, da guarda costeira de Tóquio, e o voo 516 da Japan Airlines, que tinha 379 pessoas a bordo, fez com que a aeronave se transformasse em uma bola de fogo. Infelizmente, 5 pessoas da aeronave menor faleceram. Mas as 379 pessoas do outro avião conseguiram sair, antes do avião ser totalmente engolido pelas chamas. Como todas estas pessoas conseguiram se salvar? Isso se deveu à tripulação de voo colocar em prática aquilo que aprendeu num treinamento rigoroso e aos passageiros bem-comportados que obedeceram aos protocolos de segurança. Os passageiros foram orientados a abandonar suas bagagens e se dirigirem para as saídas de emergência do avião que ainda estavam disponíveis. Em obediência cumpriram as orientações, o que lhes salvou a vida.

Talvez estejas te perguntando o que isto tem a ver conosco, com o nosso dia a dia, com a nossa fé? Pois eu acredito que a nossa vida pode ser comparada a uma viagem de avião. Nesta viagem da vida, Deus coloca pessoas que querem nos ajudar a chegar ao nosso destino em segurança. Estas pessoas, lideranças ordenadas e leigas, precisam sempre de novo passar por treinamento para não esquecer do que de fato salva vidas. Na viagem da vida, há também os passageiros, que necessitam ouvir as orientações, prestar atenção, obedecer, agir em confiança, as orientações que são dadas.

Infelizmente, tanto lideranças como aqueles que se entendem como simples passageiros da vida têm dificuldade em obedecer. Muitos querem preservar a sua bagagem, os seus interesses, não abrem mão do que é terreno e, assim, colocam em risco a sua salvação e a dos outros.

Parece que já vivemos o que profetizou o apóstolo Paulo em 2 Timóteo 4. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.
O que agrada mais a Deus? A obediência aos seus ensinamentos. Por isso, não deixemos de estudar, escutar a sua palavra, para que assim possamos colocá-la em prática, na certeza de que ela é única que nos conduz à salvação.

Oração: Amado Senhor. Em nossa vida, temos dificuldade em obedecer à tua palavra, aos teus ensinamentos. Não queremos abrir mão daquilo que consideramos importante. Queremos que as nossas vontades se cumpram. Permita que possamos confiar em ti, mesmo quando as situações da vida não estão de acordo com aquilo que nós imaginamos ou queremos. Dá-nos fé, dá-nos confiança para obedecermos à tua palavra. Amém.

P. Me. Carlos Romeu Dege
Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero em São Vendelino