GeralMeditação da SemanaMeditações 2023

Olhar apenas o fruto?

— Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor?

O que é que o senhor pode fazer? (João 6.30)

Esta pergunta é colocada para Jesus pelas pessoas que o viram multiplicar pães e peixes, saciando a fome das pessoas. Diante daquele milagre, as pessoas querem mais milagres. Jesus percebe que as pessoas o procuram não por fé, mas pelos milagres.

Será que nos dias de hoje é muito diferente? Muitas pessoas buscam a Deus porque querem ver um milagre. Muitas igrejas usam esta busca por milagres como propaganda para atrair fiéis. Mas Jesus não age desta forma. Jesus não está em busca de popularidade e sucesso.

Jesus não nega os milagres, mas deixa claro que não devemos buscar o milagre. Devemos buscar a Deus.

Jesus diz: Parem de vir atrás de mim querendo apenas o pão que mata a fome, nem só de pão viverá o homem! Vocês não entenderam meus gestos.

A busca pelo milagre revela que se quer aquilo que é imediato. Busca-se simplesmente a solução do problema, seguindo por um caminho fácil e largo, sem dificuldades. Mas desta forma não se percebe e não se crê no verdadeiro milagre. Fazendo uma comparação, pode-se dizer que é fácil colher o fruto da árvore. A pessoa olha apenas para a beleza do fruto. Come o fruto e aprecia o seu gosto. Mas de onde veio o fruto? Quem plantou e cuidou da árvore para que ela crescesse e produzisse o fruto? O fruto não é nada sem a árvore.

Valorizar e buscar somente o milagre seria como valorizar apenas o fruto, se esquecendo da árvore que o produziu. Querem o fruto, mas fogem do trabalho de plantar e cuidar da árvore. Pessoas querem o milagre, mas não assumem o compromisso de viver a fé e o amor, de testemunhar a paz, de anunciar o Reino de Deus.

O verdadeiro milagre não está nas curas, na multiplicação de pães, ou em acalmar uma tempestade. O grande milagre é a presença de Jesus, sinal do amor de Deus por nós.

Por isso Jesus diz:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. (João 6.35)

Jesus faz olhar para além do milagre. Ele faz olhar para além do pão que sacia a fome. Ele faz a gente perceber o amor de Deus que sustenta a vida. Ele faz a gente olhar com fé para o futuro, para que o medo da fome, medo da doença, medo da morte não deem a direção e o sentido para a nossa vida.

Que possamos, em nosso dia a dia, aprender a confiar mais nos propósitos que Deus tem pra nós, que possamos continuar seguindo nosso caminho com a certeza da presença de Deus. Ele está conosco todos os dias e nos dá tudo aquilo que necessitamos para viver. Amém.

Oração: Deus da graça e da paz! Reconhecemos que nem sempre conseguimos agir e fazer o que é a Tua vontade. Por vezes até nos esquecemos de ouvir e sentir aquilo que tens proposto a cada um e a cada uma de nós. Carecemos do teu amor, da tua graça, do teu perdão. Desperta em nós a fé para percebermos a tua presença entre nós e sustenta a nossa vida com a tua misericórdia. Amém.

P. Me Eduardo Paulo Stauder
Pastor Sinodal