Onde encontrar abrigo e forças para enfrentar as tempestades da vida?
O Salmo 46 conhecemos mais pelo hino que se baseia nestas palavras bíblicas, a saber: Castelo Forte (famoso hino composto por Martim Lutero). Ambos, o texto bíblico e o hino de Martim Lutero, mostram a confiança incondicional na ação misericordiosa e salvífica de Deus.
Nos versículos 1 a 3 de nosso texto, vemos quem Deus é: Deus sendo refúgio do seu povo, quando a natureza está em fúria:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam. (Salmo 46.1-3)
Nos versículos 4 a 7, vemos onde Deus está: Deus no meio do seu povo, quando este é sitiado pelos inimigos.
Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.Deus está no meio dela; jamais será abalada. Deus a ajudará desde o romper da manhã. Bramam nações, reinos se abalam. Deus faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Salmo 46.4-7)
E nos versículos 8 a 11, vemos o que Deus fez: Deus desbaratou os inimigos, impondo a eles completa derrota:
Venham contemplar as obras do Senhor, que tem feito desolações na terra. Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Salmo 46.8-11)
No Salmo 46, o povo é chamado para confiar em Deus, nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. O Salmo usa imagens bem fortes para contrastar a tormenta ao redor. Mostra um cenário caótico. Fala da experiência humana em meio à grande adversidade. Mas, se por um lado o Salmo expõe a insegurança e a instabilidade do caos, por outro lado ele também expressa a segurança e firmamento seguro que Deus oferece: Deus é refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Então, podemos entender que em tempos de adversidades, quando tudo parece ruir, Deus é aquele que oferece abrigo e por quem somos fortalecidos para enfrentar as tempestades da vida, sejam elas pequenas ou grandes.
Tribulações são realidade, mas o Salmo afirma que sempre há algo maior e mais decisivo, e esse algo maior pode ser encontrado em Deus. Confiantes em Deus e por ele consolados, podemos também em resposta de fé e gratidão, assumir o papel de pessoas servidoras de quem está próximo, isto é, tornar-nos instrumentos de solidariedade a quem sofre, bem como de paz e justiça em meio às violências de nosso mundo.
Enquanto estivermos neste mundo, nós também não estaremos livres de adversidades. Vários são os momentos de adversidades. Nesses momentos, onde buscamos abrigo e forças? A palavra do salmista nos anima a buscarmos em Deus a proteção e força que necessitamos: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. Deus nos dá força e coragem para enfrentar os desafios da vida!
Oração: Bondoso Deus, Tu conheces o mundo criado por Ti. O teu mundo tem muitas feridas, muitas dores, muitas tempestades. Muitas causadas por nós, seres humanos, mas também por desastres naturais. Ajuda-nos em nossas fraquezas e em nossas tribulações. Se Tu és a nossa força, então seremos fortes para servir neste mundo tão necessitado. Dá-nos fé e coragem para enfrentar os desafios da vida. Seja o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Amém.
P. em. Edemar Zizemer
Estância Velha