GeralMeditação da SemanaMeditações 2024

Quanto mais dividido melhor!

“Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.” (Mc 3.25-26)

Quando crianças, somos ensinados e ensinadas sobre a importância de dividir os brinquedos, o lanche, a bola, a boneca e o que for necessário para convivermos em paz com colegas, amigos e amigas. Aqui, temos um exemplo bonito de como dividir pode ser algo importante para o convívio humano.

Infelizmente, o lado bom e bonito do dividir não é o que mais encontramos. Não precisamos ir longe para perceber isso. Uma família dividida, um país, uma igreja ou uma comunidade. Os motivos? Os mais diversos. Por vezes, a simples incapacidade de conviver com pensamentos diferentes faz emergir um muro enorme entre as pessoas. Jesus aponta para a divisão como um caminho certo para um final trágico. Se a divisão de uma nação leva ao seu fim, bem como a divisão dentro da família, o que poderíamos pensar de uma comunidade ou igreja dividida? Mas a quem interessa uma sociedade, uma família ou uma igreja dividida? Apontar interessados demandaria tempo e possivelmente só levantaria mais muros.

Como irmãos e irmãs em Cristo, a fé nos une e nos motiva a viver como comunidade. Nossa forma de vivenciar a fé é diferente. Cada comunidade tem seu jeito próprio, mas todas são parte do corpo diverso da igreja de Cristo. A diversidade faz bem para a igreja e para a missão de Deus. O problema está na diversidade que divide, que não permite conviver com a diferença. Parece óbvio, mas a cada dia que passa é mais necessário dizer e praticar o óbvio: buscar mais o que nos une do que o que divide. Caminhar na direção das boas divisões!

Recentemente, a partir das cheias que enfrentamos, foi observada a divisão presente na solidariedade. Foram tantas as pessoas que partilharam o que tinham com aquelas que perderam tudo. A tragédia fez com que os muros dessem lugares às mãos estendidas; isso prova que quando caminhamos com objetivos comuns, somos capazes de resgatar nossa humanidade e lembrar que dividir, mesmo que o básico, é fundamental para o nosso convívio. Como comunidades e igreja de Cristo, que possamos nos orientar sempre pelo Evangelho de Jesus, buscar a unidade na diversidade e dividir alegrias e testemunhos de nossa fé.

Oração: Bondoso Deus, nós agradecemos pela tua criação rica e diversa. Agradecemos por toda a solidariedade e sentimentos de partilha que colocaste em cada coração solidário. Agradecemos, pois nos permites conviver com pessoas diferentes com suas experiências e pensamentos. Da mesma forma, pedimos pela tua igreja e comunidades, que elas possam se orientar somente em tua Palavra e nos ensinamentos de teu filho Jesus Cristo. Pedimos que nos auxilies a viver a tua diversidade e a acolher a diferença em nosso meio. Por teu filho amado. Amém.

PPHM Tiago Quinot
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Padilha