InformativoMeditação da SemanaMeditações 2024Sinodo

Recalculando a Rota

“Olhe sempre para a frente; mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Considere a vereda que os seus pés tomam e seja firme em todos os seus caminhos. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”. (Provérbios 4.25-27)

O Provérbio de Sabedoria nos motiva a seguirmos firmes e mantermos o olhar fixo no caminho. Diante disso, me perguntei: Como saber o caminho, já que são tantos, e tão diferentes uns dos outros?

Vou compartilhar com vocês uma experiência pessoal. Assumi a Paróquia de Parobé no início do mês de setembro deste ano. Além dos desafios inerentes ao trabalho no novo campo ministerial, minha esposa e eu enfrentamos alguns desafios no aspecto pessoal: Quais são os mercados com os melhores preços? E as fruteiras? As farmácias são muitas, fáceis de encontrar, porém com um horário restrito à noite. O jeito foi sair por Parobé, conhecer os bairros, o que foi uma tarefa muito agradável, exceto pelo fato de termos nos perdido algumas vezes… A cidade tem ruas e quadras bastante irregulares, devido ao rápido crescimento na década de 80 e devido à sua geografia, com muitos morros. Foi difícil nos acharmos no trânsito, são muitas ruas de mão única… Aos poucos, porém, fomos conhecendo bem o centro da cidade, onde fica a nossa igreja e sua torre. Sim, a torre da Comunidade Martin Luther acabou fazendo toda a diferença, pois pode ser avistada de longe, e diversas vezes nos ajudou a voltar para o centro.

Assim também é a nossa vida comunitária e de fé. Na correria do dia a dia, muitas vezes nos distraímos e acabamos nos afastando da palavra, de Deus e da vivência em comunidade. De repente, nos sentimos sozinhos e perdidos na vida. A solução é simples: Recalcular a rota, buscar a Jesus e deixar que ele seja novamente o centro da nossa vida. Não nos esqueçamos do que o próprio Mestre afirmou em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Sigamos firmes e confiantes!

Oração: Amado Deus, estamos a caminho, e, muitas vezes, chegamos às encruzilhadas da vida e não sabemos para onde seguir. Ajuda-nos a olhar para o centro, ou seja, para teu filho, Jesus, que é o caminho que leva a Ti. Precisamos aprender a recalcular a rota quando nos perdemos. Senhor, faça-te presente em nosso caminhar e mostra-nos a direção. Tu és a torre de orientação que pode ser visualizada com os olhos da fé. Abençoa-nos hoje e sempre. Amém.

P. Edson Koren
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Parobé