Sola Fide
Outubro, mês de muitas datas: Outubro Rosa, dia das crianças, dia do professor/a, e mês da Reforma! Estamos às vésperas de celebrar os 506 anos da Reforma. Prestes a celebrar 200 anos de presença da Igreja luterana em solo brasileiro. Igreja de Jesus Cristo sustentada pelos pilares da graça, da Escritura, da fé e de Cristo. Os quatro “solas”: Sola Gratia, Sola Scriptura, Sola Fide, Solus Christus.
Fé – palavra pequenina, mas poderosa. A fé salva! Nos relatos de milagres, ouvimos repetidas vezes Jesus afirmar: A tua fé te salvou! O apóstolo Paulo diz em Efésios 2.8: “Pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós”. A fé torna justa a pessoa pecadora. “O justo viverá por fé” (Rm 1.17).
Assim como a salvação, a própria fé não é obra, mérito ou conquista nossa, mas é dádiva, é graça. Mas então, como chegamos a essa fé? Ou como somos levados a ela? Na Carta aos Romanos 10.17 lemos: “Assim a fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo”. Como o apóstolo, também os reformadores associam a fé à pregação. No artigo Quinto da Confissão de Augsburgo, os reformadores ensinam: “Para conseguirmos essa fé, instituiu Deus o ofício da pregação, dando-nos o Evangelho e os Sacramentos, pelos quais, o Espírito Santo opera a fé”. Por isso, como aprendemos da explicação ao terceiro mandamento, ”não devemos desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estudá-la com gosto”. Fé, como diz Lutero, é uma obra divina em nós, uma confiança viva e inabalável na graça de Deus! Isto nos faz recordar a explicação ao terceiro artigo do Credo Apostólico: “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus… Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé”.
A depender do reformador, a separação entre fé e obras não se sustenta, pois segundo Lutero, “é impossível separar as obras da fé, assim como é impossível separar o calor e a luz do fogo.
Por tudo isso, como os apóstolos pediram, também nós devemos orar e pedir: “Senhor, aumenta-nos a fé” (Lucas 17.5).
Oração: Gracioso e misericordioso Deus, nós te agradecemos pela dádiva da fé. Nós te pedimos: fortalece-nos e aumenta a nossa fé, para que em amor possamos agir. Dá também que boas obras possamos realizar para a tua honra e glória. Concede-nos a graça de na fé permanecermos até o fim bem-aventurado. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Pastor Odemir Simon
Pastor na Paróquia Evangélica de Picada Café