Sou inútil, graças a Deus! – Dt 5.12-15
“Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer.” João 15.15
É interessante perceber que neste mundo sempre precisamos dar algo para ser uma pessoa digna. Uma pessoa improdutiva, que não serve pra nada, é uma pessoa inútil. Sem utilidade. Uma pessoa de boa fama em nossa sociedade é alguém produtivo. Sim, é muito bom quando temos pessoas preocupadas em produzir, preocupadas em serem úteis. Coloque qualquer projeto e responsabilidade em sua mão e você pode descansar, pois o projeto será executado. Diremos até que essa pessoa é uma bênção.
Uma pessoa que usa o seu tempo, seus talentos e seus tesouros para servir é algo desejado pela mordomia cristã. Sermos pessoas que usam bem os dons que Deus nos deu! Como foi bom durante a calamidade das chuvas termos pessoas que foram úteis, que foram servas, que se disponibilizaram para ajudar. Porém, Deus quer que não sejamos apenas pessoas produtivas, mas, Nele, somos completamente inúteis. Ele nos chama para descansar. Descanso no Antigo Testamento era algo muito raro de acontecer. Poucas pessoas tinham o direito de não trabalhar. Se você fosse uma pessoa serva/escrava, você deveria trabalhar durante todos os dias até o fim dos seus dias.
Assim, o chamado ao descanso mostra que somos inúteis. Inúteis porque tudo o que nós fazemos passa, todas as nossas boas obras passam. Somos inúteis porque também não podemos acrescentar nada a Deus. Ele é o que é. Este chamado ao descanso quer nos fazer perceber que todo o esforço humano é em vão. Não salvaremos o planeta, não nos tornaremos uma sociedade perfeita, não acabaremos com o mal. Descanse e espere em Deus, pois tudo isso Ele fará. Descanse, pois Ele nos dará o pão nosso de cada dia. Somos “inúteis”, não somos escravos!
Você consegue aceitar o fato de que toda a sua generosidade, bondade e serviço é inútil? Que sim, você pode servir, mas sem o descanso em Deus, tudo se torna vão e logo você estará amargurado ou amargurada com a aparente injustiça da vida? Meditemos nisso e descansemos no Senhor!
Oração: Querido Deus, nos ajude a entender que o nosso esforço nada acrescenta à tua obra em nós. Que o nosso serviço é em amor e gratidão a tudo que já recebemos. Nos ajude a compreender que todas as nossas boas ações são fruto da nossa fé. Que nós sirvamos a Ti através dos dons que nos deste, através dos bens que nós possuímos e através do tempo que temos aqui. Que isso jamais seja uma obrigação, pois no fim, somos pessoas servas inúteis e não fizemos mais do que a nossa obrigação (Lc 17.10). O Senhor nos ajude e nos guarde, nos dê o descanso que precisamos diante das ansiedades e inquietações da vida! Em nome de Jesus, amém.
P. William José Werter
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Portão