Tem misericórdia de mim
Esse é o hino número 31 do Livro de Canto da IECLB. Toda a letra desse hino nos convida a refletir sobre a misericórdia de Deus com o seu povo. O clamor desse hino me cativa com sua bela melodia, mas a letra que ele nos traz deve calar fundo em nosso ser, pois ele clama pela ajuda. Sim, ajuda-me a crer, amar, ser. Ajuda-me a ver. Vivemos em um mundo onde todas as pessoas são expostas, mas poucas são vistas.
Os tempos continuam sendo desafiadores para pessoas cristãs e comprometidas com o Evangelho e com a dignidade. O ano que passou nos deixou um triste exemplo de como podemos nos desrespeitar e fechar nossos olhos para nossos irmãos e irmãs que pensam diferente de nós.
Jesus Cristo nos chama a sermos sal na terra luz no mundo (Mt 5.13-14). Então precisamos de equilíbrio e bom senso em nosso falar e fazer, precisamos ser pessoas sensatas mas, acima de tudo, precisamos ser amorosas umas com as outras. Então cantar “Tem misericórdia de mim”, e pedir ao nosso bondoso Deus que consigamos ver nosso irmão, nossa irmã e respeitar diferenças de cor, raça e posições ideológicas, se faz fundamental para honrarmos ao Deus que enviou seu filho e o entregou na cruz para que todas as pessoas, sem distinção, fossem salvas. “Senhor, ajuda-me a ver meu irmão, ajuda-me a ver teu perdão. Tem misericórdia de mim…”
Oração: Misericordioso Deus, desperta em nós a vontade firme de sermos pessoas misericordiosas umas com as outras. Estejas conosco na tarefa de proclamarmos ao mundo a tua vontade para a justiça, a igualdade e o direito. Que possamos, em meio a tanta dor e guerras, ser pessoas que lutam pela paz e pela promoção da vida digna e justa para todos e todas. Cuida de cada um de nós. Tem misericórdia de nós.
Pastor e músico Paulo Roberto Franke
Pastor na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Estância Velha