Três conversões

“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. […] Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.”
1 Coríntios 9.6,7 e 10
Gente querida, uma frase atribuída a Martim Lutero diz: “Três conversões são necessárias na vida do cristão: a conversão do coração, a da mente e a da bolsa.”.
Falar sobre conversão em nossos dias é algo difícil, tanto que quando falamos sobre isso, não dizemos mais “o evangelho que converte”, mas sim “o evangelho que cativa”, talvez por termos medo de que a palavra “conversão” seja muito forte para os dias atuais. Mesmo assim, precisamos falar sobre isso, pois faz parte do Ide de Jesus em Mateus 28.18-20.
Muito mais do que uma data e local específicos ou um acontecimento isolado, a conversão é feita em processo, e é algo que perdura em nossa vida, até que sejamos uma nova criatura (2 Co 5.17). Para ser pessoa convertida é preciso ter fé em Jesus Cristo e aceitá-lo como Senhor e Salvador, arrepender-se dos pecados, ser batizada (se ainda não foi), ter vida ativa na comunidade, em contribuição com dons e talentos pessoais recebidos, e perseverar na fé. Para isso, o Espírito Santo capacita por meio da fé e do arrependimento diário, e por isso, sabemos que Deus não procura pessoas perfeitas, mas procura corações arrependidos para levá-los ao caminho da perfeição, e para isso é necessário que aprendamos sobre essas coisas. Esta é, portanto, a definição de conversão de coração e de mente, da qual Lutero nos fala.
Mas e a terceira conversão, como acontece?
Pois bem, se falar das duas primeiras já nos é difícil, falar sobre a terceira é mais dolorida ainda, pois ela nos dói no bolso. Falar de dinheiro dói, mas é necessário, ainda mais porque faz parte da vida do cristão.
Contribuição foi e sempre será consequência da gratidão do nosso coração e da nossa mente. Logo, quem não passou pela conversão dos dois primeiros, sempre vai achar que o terceiro não é importante, e não vai dar valor para isso dentro da comunidade.
É claro que dificilmente teremos 100% das pessoas contribuintes em dia em nossa comunidade, mas quando a contribuição não é levada a sério, e uma parte dos membros não contribui (quer sejam poucos ou muitos), algo de muito errado está acontecendo no nosso meio. Também é necessário lembrarmos que a contribuição feita com alegria, se dá independente de valor, por mais que ela venha a aumentar a cada ano, pois sempre tem aquelas pessoas membros que pulam mais de metro quando se aumenta R$10,00 ou R$ 20,00 no valor anual. Reclamar nunca é sinônimo de gratidão, ainda mais quando se tem condições de sobra para contribuir. Aliás, não é só a igreja que é cara: Uma garrafa de cerveja ou de refrigerante, um maço de cigarros, um pacote de guloseimas, as compras do mês ou a gasolina do carro também tem o seu valor, e não reclamamos disso. Porque então só a igreja é cara?
É claro também que, em caso de necessidade ou de doença familiar, a comunidade precisa ser solidária com essa pessoa em questão, e auxiliar ela nessa necessidade, para que possamos levar os fardos pesados uns dos outros, conforme podemos apreender em Gálatas 6.2.
Em suma, é importante dizer que ninguém nasceu sabendo contribuir ou como viver uma vida de fé, mas isso se dá mediante a vivência comunitária e pela permanência no Corpo de Cristo. Quando nós colocarmos o nosso tesouro no devido lugar (Mt 6.19-21), e soubermos que a nossa contribuição com alegria está ajudando a cumprir o Ide de Cristo em favor do Reino de Deus. O fato é que a conversão do bolso consequentemente se dará sobre a conversão da mente e do coração da pessoa cristã.
Que o Senhor abençoe abundantemente a vida daquelas pessoas que lhe são fiéis e generosas no pouco e no muito. Amém.
Oração: Senhor, ensina-me a ser grato e grata a ti por tudo o que me destes, e ajuda-me a administrar fielmente tudo isso, partilhando com alegria, para o crescimento da minha comunidade e do teu Reino. Em nome de Jesus, amém!
P. Adelar Ragazzon Appelt
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em São José do Hortêncio