GeralMeditação da SemanaMeditações 2023

Uma estranha mania de ter fé na vida

Algumas passagens bíblicas tocam o coração de modo especial. Tomando em minhas mãos o livreto do Dia Mundial de Oração de 2023, meu coração foi lembrado das palavras do apóstolo Paulo ao amado “filho” Timóteo:

“Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria, pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua vó Lóide, em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti” (2 Tm 1.4s)

O que havia de tão interessante em Lóide e Eunice e, que certamente, haveria no jovem Timóteo? Paulo refere uma fé sem fingimento. O livreto do Dia Mundial de Oração (DMO) exibe na capa o tema “Eu ouvi falar sobre a sua fé”, mas não cita Timóteo. O comitê ecumênico das mulheres do Taiwan foi quem preparou. Quanta sensibilidade! Note essa frase: Eu ouvi falar da sua fé. Quando uma pessoa te diz: Eu já ouvi falar de você! Você pode ficar com uma impressão de que algo interessante, que você fez ou faz, chamou a atenção dessa pessoa. Então, o que há de interessante na fé das mulheres do Taiwan? Essas mulheres que estão sentadas à beira de um riacho, rezando em silêncio e olhando para o escuro – tal como apresentadas no cartaz.

Se você participar, vai perceber que o DMO prioriza um olhar atencioso sobre o modo de vida das mulheres em diversos contextos contemplando-as nos seus aspectos social, cultural e religioso. É verdade que estamos distantes do Taiwan, mas o DMO nos aproxima delas, das suas histórias, das suas vozes, das suas dores e esperanças. E o mais interessante é que o DMO nos ajuda a perceber que, nós mulheres brasileiras, não somos tão diferentes delas quanto imaginamos.

Contudo, é preciso ter força para acolher o que elas nos dizem das suas experiências de vida pois, de modo semelhante, suas dores tocam as nossas dores. Mas suas alegrias também, e a fé delas nos lembra de persistir na esperança. É normal queremos, em culto, sempre ouvir coisas boas, mas o propósito é também conhecer a realidade e o quanto a fé pode ajudar a enfrentá-la. De tantos anos participando no Dia Mundial de Oração, chego à conclusão de que o cotidiano e a vida das mulheres são tão parecidos que só muda mesmo de endereço. Mas, a cada ano, o DMO nos deixa ansiosas, tal como o apóstolo Paulo, para ver essa estranha mania de ter fé na vida, esse culto diferente que mistura a dor e a alegria, bem como diz a canção Maria-Maria.

Oração: Deus carinhoso, nós te agradecemos por conceder ao Dia Mundial de Oração a graça de permanecermos juntas em tua presença e ter fé em ti. Somos gratas pelo esforço das mulheres do DMO de Taiwan para superar suas diferenças e buscar unidade e consenso através da graça de Deus. Ó Deus, que tu nos guies pelo caminho da unidade em Cristo. Amém. (Oração DMO 2023, p. 14)

Pa. Cláudia Patrícia Schaidhauer Pacheco
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Dois Irmãos