InformativoMeditação da SemanaMeditações 2025

Vocação: chamado e missão

Nesta semana, convido você a refletir comigo sobre o texto que se encontra em Mateus 28.19-20, que diz: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos”. Convido para que juntas e juntos possamos refletir sobre o chamado que o próprio Cristo nos faz. O chamado para servir. O chamado para a missão.

Em nossa igreja, existem diferentes formas de atender ao chamado que Cristo nos faz. Podemos atendê-lo indo ao culto, colocando nossos dons a serviço de nossa comunidade ou ainda partilhando a generosidade de Deus em nosso trabalho. Independente do caminho escolhido, aceitamos o chamado e servimos as pessoas através do sacerdócio geral.

Algumas pessoas se propõem a atender o chamado de forma diferente, se colocam a serviço através do estudo da Teologia. Atendem algo que vai além do sacerdócio geral de todas as pessoas crentes. Neste caso, elas transformam a vocação em profissão e decidem por se dedicar ao estudo da Teologia nos centros de formação da IECLB, almejando o ministério com ordenação de nossa igreja. Tornando-se assim, pessoas responsáveis por auxiliar a caminhada de Fé de nossas comunidades.

A caminhada de formação destas pessoas que buscam pelo ministério ordenado é uma jornada de fé, dedicação e aprendizado. Uma jornada acadêmica que as habilita para que sirvam a nossa igreja. Neste sentido, você pode nos ajudar diretamente quanto oferta espontaneamente para o Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica, viabilizando a dedicação exclusiva das pessoas que servem e continuarão a servir nossa igreja.

Gratidão a você que apoia a minha formação e a de meus e minhas colegas, para que em um futuro breve possamos servir ao Senhor com alegria, nesta igreja que chamamos de casa. E na certeza de que Cristo está conosco todos os dias até o fim dos tempos.

Até que nos encontremos de novo, Deus te guarde na palma de sua mão.

Oração: Querido Deus, nos reunimos em Tua presença para agradecer pelos dons que temos e por sabermos que o Senhor está conosco em todos os momentos de nossas vidas. Te pedimos que continues sendo nosso porto seguro em meio às tempestades e que continue nos dando coragem e ânimo, para seguirmos a missão que nos destes. Por Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, amém.

Taís Voelkl
Estudante de Teologia na Faculdades EST, membro da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Estância Velha